Panqueca é uma receita em que a massa é feita a base de leite, ovo e farinha de trigo. É uma das minhas comidas preferidas. Algumas vezes quando preparo como somente a panqueca. Se tiver panqueca fria vou lá e devoro (é muito bom, mas gosto não se discute).
Existe uma infinidade de opções para o recheio tais como carne moída (a mais comum), queijo, queijo e presunto, frango e qualquer opção que a imaginação alcançar. Também existem as panquecas doces como doce de leite, chocolate, frutas. Aguardem um outro post em que falarei como preparar a carne moída (guizado). Para não deixar vocês não mão, quando fizerem as panquecas coloquem 2 fatias de queijo mussarela.
Em se falando de gosto como é difícil atender a todos os stakeholders (partes interessadas). Aqui é necessário colocar em prática algumas técnicas de gestão das partes interessadas (em outro blog trataremos deste assunto).
Antes de apresentar a receita gostaria de explicar como fazer a leitura das imagens que estou usando. Você deve ler em sentido horário começando pelo quadro à direita. No caso da receita abaixo e das outras a leitura começa por "Separar os ingredientes".
Vamos à receita.
Até a hora de assar a panqueca é uma receita fácil de se fazer. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, ligue e espere.
E EAP das panquecas é:
Lições aprendidas:
Sempre que você encontrar esta bandeira desconfie.
- Colocar os ingredientes no liquidificador é fácil, no entanto pode se ocasionar em mais trabalho se fizer na ordem errada. Sempre, coloque primeiro os ingredientes líquidos ou mole no liquidificador e somente após coloque os ingredientes mais sólidos.
- Caso queira a massa mais fofinha coloque uma colher de sopa de fermento em pó químico.
- Caso a massa fiquei muito dura, acrescente leite. Caso a massa fique muito mole, acrescente farinha de trigo. Independente se você seguir a receita pode ter esta variação, pois o tamanho do ovo pode variar, o tamanho do copo pode ser diferente (escreverei um post específico para falar das medidas de copos).
- Ao pré-aquecer a frigideira, preferencialmente de teflon, coloque uma colhe de café de óleo e o espalhe à medida que esquenta. Isto garantirá que a massa não grude na frigideira.
- O tempo para assar vai depender da chama do fogo e da quantidade de massa que você colocar na frigideira, então use o olho. Assim que você colocar a massa na frigideira ela terá uma cor, à medida que for assando a massa vai mudar de cor. Quando toda a massa estiver nessa nova cor está na hora de virar.
- Podem colocar uma colher de sopa de açúcar, vai deixar a massa mais crocante.
Espero que façam e gostem e depois que tivermos a receita de carne moída façam novamente. :)
Comentários
Postar um comentário