Sabe aquele arroz que você preparou para o almoço e não foi consumido todo?! Pois bem, existe uma utilidade bem gostosa para ele. Ou até mesmo o arroz de um dia para o outro, obviamente se bem guardado (refrigerado).
Não conheci ninguém que fizesse arroz com o objetivo em mente de fazer bolinho de arroz (pode ser que eu esteja conversando com as pessoas erradas). Até porque o arroz precisa esfriar antes de colocar os demais ingredientes. Por exemplo, se colocar ovo no arroz ainda quente ele vai cozinhar um pouco. Será que nos restaurantes que você frequenta o bolinho de arroz é de arroz feito no dia?! Quem sabe com uma visita na cozinha você descubra. Por falar nisso, alguém aí já visitou a cozinha dos restaurantes que você frequenta?!
No PMbok há uma seção que trata especificamente da área de conhecimento Aquisições, dentre as diversas boas práticas uma é que você precisa conhecer seu fornecedor. Conhecer o fornecedor em alguns casos implica em conhecer a equipe de seu fornecedor, o processo de fabricação do seu fornecedor, os fornecedores de seus fornecedores, ... Conhecendo o seu fornecedor você pode ter ideia de como é a qualidade dos produtos que ele produz. Tanto em gestão de projetos quanto na culinária isso é fundamental.
Vamos à receita.
Lembrando que cozinhar é um momento criativo. Você cria receitas, mistura temperos, experimenta, valida, refaz, e se diverte. Sendo assim, esta pode ser a primeira experiência de bolinha de arroz. Um bolinho básico, sem nada além do básico. Lá no final apresento uma lista de outros ingredientes que poderão fazer parte da receita.
Ingredientes
- Um copo de arroz cozido e frio
- Um ovo
- Três colheres de sopa de farinha de trigo
Preparo
- Um um recipiente, misture os 3 ingredientes com uma colher (gosto muito de utilizar colher de pau)
- Em uma panela esquente óleo para fritar
O bolinho frito
- Com a ajuda de uma colher de sopa retire porções do preparo e coloque no óleo quente
- Espere dourar e vire o lado do bolinho
- Retire do óleo e coloque em um prato com papel toalha (para absorver o óleo)
- Pronto, agora pode se deliciar.
Algumas dicas, curiosidades e questionamentos:
- Assim como na receita dos Cookies, se o preparo ficar muito mole coloque farinha. Agora, se ficar muito duro o que fazer? Não se desespere, pode colocar um pouco de leite.
- Para saber se o óleo está na temperatura ideal segue uma dica milenar* (na verdade não é milenar devido a alguns anos), coloque um palito de fósforo, não riscado ou queimado, dentro da panela com o óleo. Assim que o óleo chegar na temperatura ideal o fósforo acenderá. Retire o fósforo queimado e pode colocar o preparo de bolinho.
- Para retirar o preparado da colher de sopa utilize uma colher de sobremesa (ou outra colher de sopa), use-a para empurar o preparado para dentro do óleo.
- Já me perguntaram qual é a quantidade de óleo na panela. Pois bem, para o caso de ser a primeira vez que vai fazer, prepare antes um bolinho com as colheres, veja o tamanho e coloque a quantidade de óleo suficiente para cobrir mais da metade do bolinho.
Evolução do bolinho de arroz básico
Existem diversas maneiras de incrementar os bolinhos de arroz, algumas delas são:
- acrescente queijo parmesão
- acrescente tempero verde (salsinha)
- substitua a farinha de trigo por farinha de rosca
- substitua o óleo por azeite ou até mesmo manteiga
- acrescente fermento
- acrescente cebola picada
- acrescente alho picado
- essa lista vai até onde sua imaginação permite. Me diga o que você evoluiu nesta receita.
Nota: você pode utilizar cada um dos itens acima em separado, combinando alguns ou todos.
Comentários
Postar um comentário