Arroz branco (puro)


Este é um preparado simples. Arroz branco puro. Puro porque não adicionei nenhum outro ingrediente para dar mais sabor ao arroz. Usei somente arroz, água e sal.
Mais adiante, conforme formos avançando em nossas técnicas iremos incrementando o arroz.

Novamente tento manter a simplicidade da arte de cozinhar. Claro que toda arte exige preparação e conhecimento prévio, porém tento aqui passar este conhecimento.

Vamos ao passo a passo.




Não posso deixar de lado a EAP.
Puxa para que pensar como projeto em algo tão simples?!
Alguém se arrisca a responder?

De qualquer forma posso adiantar que em breve faremos uma refeição completa (entradas, prato principal, saladas e sobremesas), aí ficará muito claro todos os conceitos de projetos que estamos vendo receita a receita.



Lições aprendidas:

  • O arroz cozinha em dois momentos: enquanto o fogo está aceso e nos minutos após apagar o fogo. Para o cozimento ser completo é indispensável que a tampa da panela permaneça fechada após apagar o fogo;
  • Existem diversos fatores que farão o tempo de cozimento variar, entre eles: vazão de gás do fogão, ou fogão elétrico, tipo da panela (alumínio, ferro, vidro,...), temperatura da água entre outros.
    • Experimente, após 15 minutos com a panela no fogo, colocar um garfo ou faca no arroz até enconstar no fundo da panela, olhe ao fundo se a água já secou, se sim pode desligar e esperar;
    • Também pode se basear no som que o arroz faz, com o tempo vai perceber que quando a água seca sai um som característico da panela.
Um prato simples, presente na alimentação de grande parte da população mundial.




Comentários